A Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — recebe neste fim de semana uma diversidade de atrações que destacam a arte e a cultura negra, LGBTQIAPN+ e periférica produzidas em Fortaleza.
A programação inicia na sexta (11), com a Festa Crioula, que apresenta a edição “Ritmos da Periferia” das 18h às 21h30. O evento traz as sonoridades do forró de favela, funk, reggae e R&B para uma noite de celebração, resistência, liberdade e pertencimento.
Os DJs residentes Viúva Negra e Lolost e a dupla As Molhadonas assumem a discotecagem e performances com os ritmos musicais exaltados no evento. A noite também contará com participação especial da cantora e rapper cearense Cabulosa e suas rimas afiadas e batidas marcantes, com apresentação acessível em Libras.
No sábado (12), a favela estará no topo com música, arte e resistência
Um line-up muito potente vai balançar a Gare das 16h às 21h30 do sábado (12) com o Festival Favela no Topo, projeto tem como objetivo promover a circulação de artistas cearenses e periféricos dos movimentos hip-hop e funk, com expressões que ressaltam a valorização dos seus territórios.
A noite contará com discotecagem, shows e batalha de MCs com a participação de nomes como Bia Gadelha, Luiza Nobel, Gabivic, 6utto, Clauber, Davcena, Snart, Phanezinha, Venâncio Alves, MC Pavê, MC Menor BRK, Vett DN, Vet Splinter, Big, Deck e Izel. Também sobe ao palco o artista recifense Mago de Tarso, somando ainda mais talento, rima e representatividade das favelas. A programação terá acessibilidade em Libras.
Coco da Dona Geralda se apresenta em alusão ao Abril Indígena no domingo (13)
O Domingo na Estação (13) começa às 10h com a Oficina de Pintura Infantil “Oceania, O Mar: Colagem com Formas Orgânicas”, facilitada por Iuri Tavares e Fleuri Cardoso. A atividade propõe às crianças a criação de animais marinhos do fundo do oceano a partir de papeis coloridos e aproximá-los da técnica da colagem de forma lúdica e imersiva.
Das 11h20 às 12h, o público poderá prestigiar o Espetáculo “Ybyrá: uma busca pelo verde”, com o Coletivo Zanzulim, em parceria com o Sesc. A apresentação traz reflexões sobre questões ambientais, por meio de uma narrativa distópica sobre uma aldeia que resiste na Terra em meio à poluição da água e do ar e aos escombros do lixo eletrônico. Nesse enredo, uma criança indígena protagoniza encontros e mistérios surpreendentes.
A programação também será animada pelos pandeiros, zabumbas e ganzás do Coco da Dona Geralda no palco do Mercado AlimentaCE, que das 13h às 14h traz uma apresentação conectando arte e educação em uma dança de valores e histórias compartilhadas.
Criado em 2021, o grupo tem esse nome por homenagem a Dona Geralda, mestra curandeira e brincante das manifestações populares do povoado do Saco Verde, em Tururu, Ceará. Os versos das canções bebem na fonte dos povos originários do Norte e Nordeste, reverenciam os saberes ancestrais, ecoam as raízes do povo cearense e celebram a encantaria que une tradição e resistência.
Por meio da arte-educação, os artistas buscam fortalecer causas ligadas à identidade, à memória e à inclusão, transformando suas rodas em espaços de aprendizado e transformação social.
Todas as atividades do fim de semana são gratuitas e abertas ao público, com entrada por ordem de chegada até atingir a capacidade do espaço.
Serviço
Programação da Estação das Artes
Dias: 11 a 13 de abril
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Sexta, 11
18h às 21h30 – Festa Crioula “Ritmos da periferia”, com DJs Lolost e Viúva Negra, As Molhadonas e participação especial de Cabulosa
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Sábado, 12
16h às 21h30 – Festival Favela no Topo
Atrações:
Bia Gadelha, Luiza Nobel, Mago de Tarso, Gabivic, 6utto, Clauber, Davcena, Snart, Phanezinha, Venâncio Alves, MC Kavê, MC Menor BRK, Vett DN, Vet Splinter, Big, Deck, Izel
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo, 13
Domingo na Estação
10h às 13h – Oficina de Pintura Infantil “Oceania, O Mar: Colagem Com Formas Orgânicas”, com Iuri Tavares e Fleuri Cardoso
11h20 às 12h – Espetáculo “Ybyrá: uma busca pelo verde”, com Coletivo Zanzulim (Parceria Sesc)
13h às 14h – Abril indigena – Coco da Dona Geralda, no Mercado AlimentaCE
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre