O Museu Ferroviário Estação João Felipe se dedica a preservar, investigar e expor itens do patrimônio ferroviário do Ceará, tanto material quanto imaterial, com vocação socioeducativa, de pesquisa, turismo e entretenimento.
O equipamento integra o Complexo Cultural Estação das Artes e está localizado em um dos pavilhões da Pinacoteca do Ceará, ocupando antigos galpões da RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima). Seu acervo é composto por objetos remanescentes do extinto Museu do Centro de Preservação da História Ferroviária do Ceará, que funcionou de 1982 a 1999 nas Oficinas Demosthenes Rockert, também conhecidas como Oficinas do Urubu.
O espaço apresenta a exposição de longa duração “Nos trilhos do tempo: Histórias da ferrovia do Ceará”, assinada por André Scarlazzari e Marcus Braga. Além de exposições, realiza atividades voltadas para preservar a memória ferroviária, com rodas de conversa, visitas mediadas, atendimento a pesquisadoras e pesquisadores e programas que promovem a cultura ferroviária no estado.
O Museu Ferroviário integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Rua 24 de Maio, s/n- Centro,
Fortaleza – Ceará. CEP: 60.010-210
Quarta a sexta, 10h às 18h
Sábado, 12h às 20h
Domingo, 10h às 17h
Acesso gratuito
museuferroviario@institutomirante.org
museuferroviario.ascom@institutomirante.org
agendamento.museuferroviario@institutomirante.org